Dedico este texto a minha avó Geralda que me permitiu aprender muito sobre cuidados com os idosos, a minha mãe Giselda que é inspiração e que me ensinou muito no exemplo e às minhas alunas do Curso de Cuidador de Idosos.
O trabalho que o Cuidador de Idoso ou de quaisquer outras pessoas dependentes realiza não é apenas um dos maiores gestos de amor, mas também de justiça. Afinal, temos doenças incuráveis, porém não há ser humano “intratável”.
Os cuidadores não só devem cuidar do outro e de si mesmos (como ressalto em sala de aula); o grande desafio deles é a capacidade de ouvir o que ninguém ouve. É sentir a dor do outro e permitir que sintam as suas dores também.
Ser Cuidador é sinônimo de Amor, Altruísmo, Paciência, Sabedoria e Resiliência. É preciso dom.
A vocês, Cuidadores de Idosos (em especial às minhas alunas) , faço esta homenagem evidenciando meu respeito, admiração e orgulho por estarem se capacitando a fim de prestarem todos os cuidados essenciais de alimentação, medicação, higiene pessoal, vestuário em relação aos nossos idosos. É muito bom ver o carinho e respeito que vocês têm ao acompanhá-los nesta etapa da vida.
Peço gentilmente a todos que reconheçam o trabalho dos Cuidadores todos os dias (não apenas hoje em que é celebrado oficialmente o ” Dia dos Cuidadores de Idosos”) e retribuam o carinho a quem cuida do idoso que você ama e se esse alguém é você mesmo, meus cumprimentos sinceros!
Vocês certamente são responsáveis pela preservação e perpetuação da nossa história, visto que perder um idoso é perder uma biblioteca!
Feliz Dia do Cuidador de Idosos!
Saúde e Prosperidade a todos vocês e aos seus pacientes ou familiares amados!

Gratidão!
Lívia Baeta ❤️