Lafaiete amanhece com protesto de funcionários da Viação Presidente e sem transporte

Lafaiete amanhece com protesto de funcionários da Viação Presidente e sem transporte

Spread the love

Lafaiete amanheceu sem transporte coletivo. Funcionários da Viação Presidente realizam uma paralisação na manhã desta quarta-feira, 29 de julho, em protesto pelo atraso no pagamento de salário e de planos de saúde.

Nenhum ônibus saiu da garagem e os funcionários foram para a porta da Viação Presidente às margens da BR-040 e quem precisou de transporte para chegar ao trabalho teve que buscar outras alternativas.  

Crise financeira

A Viação Presidente vem passando por problemas financeiros e houve o atraso do pagamento dos funcionários referente ao mês de junho. A empresa também não quitou o adiantamento de 40% da folha de julho que seria feito entre os dias 18 e 21 deste mês.

Com a pandemia da Covid-19 houve a redução considerável de passageiros agravando a situação financeira da empresa.

A Viação Presidente nega que a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete esteja devendo a empresa o pagamento referente aos vales transportes do funcionalismo das Secretarias de Saúde e da Educação.

Prefeitura

O prefeito de Lafaiete, Mário Marcus comunicou que já determinou que representantes da Defesa Social e do Trânsito do Município fossem até a sede da Presidente para acompanhar de perto a situação e o desfecho da paralisação. “O Município não foi comunicado de nada, mas estamos atentos e acompanhado esta situação. Já enviamos servidores a empresa”, assinalou. Mário assinalou que a empresa é obrigada a garantir 40% do transporte, conforme determinação a legislação.

O prefeito afirmou que a paralisação não é surpresa já que a direção admitiu publicamente que a empresa está falida. “Já estamos estudando ações e analisando a contabilidade da empresa para tomarmos as medidas cabíveis”, antecipou.

Mário Marcus reconheceu que a empresa deixa a desejar na qualidade do transporte aos usuários. “O que não podemos admitir é que a população fique prejudicada. Nós já estamos tomando as medidas necessárias e preparando para uma nova licitação caso a empresa não cumpra com suas obrigações contratuais,” antecipou Mário, reforçando que a Prefeitura “não deve nenhum centavo a Presidente.


Spread the love

Deixe um comentário