Home / NOTÍCIAS / GERAIS / Kalil entra na fila do SUS para transplante de córnea

Kalil entra na fila do SUS para transplante de córnea

Advertisements
Advertisements

Kalil entra na fila do SUS para transplante de córnea

Kalil entra na fila do SUS para transplante de córnea e garante que o procedimento no olho esquerdo não altera sua agenda política rumo ao Governo de Minas.

Motivo do procedimento e elogio ao SUS

O ex-prefeito de Belo Horizonte e pré-candidato ao Palácio Tiradentes, Alexandre Kalil (PDT), revelou nesta quinta-feira (12) que deu entrada no cadastro nacional de transplantes para receber uma córnea pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo sua assessoria, a decisão foi tomada após diagnóstico de visão embaçada, confirmado em consulta na quarta-feira (11).

Advertisements
Advertisements

Durante participação na 1ª Marcha de Vereadores de Minas Gerais, na capital, Kalil elogiou a estrutura pública de transplantes e citou o Banco de Olhos de Sorocaba, em São Paulo, referência latino-americana. “Quem despreza o SUS precisa se informar”, afirmou, ressaltando que Minas Gerais ainda não figura entre os cinco maiores serviços de transplante de córnea no país.

Impacto na pré-campanha de 2026

A equipe do ex-dirigente do Clube Atlético Mineiro esclareceu que ele “está bem, firme e forte” e prossegue com compromissos políticos. Kalil, que obteve 22,6% das intenções de voto em pesquisa divulgada nesta semana, reforçou no evento que pretende se posicionar como terceira via, distanciando-se de rótulos de direita ou esquerda.

Além dele, o encontro reuniu outros pré-candidatos, como o deputado federal Domingos Sávio (PL), interessado em disputar o Senado. A movimentação marca o início da corrida eleitoral mineira para 2026.

Contexto nacional de transplantes

Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil mantém o maior sistema público de transplantes do mundo, com 95% dos procedimentos financiados pelo SUS. Ainda assim, a fila para córnea supera 16 mil pacientes, exigindo, em média, cinco meses de espera.

No encerramento de sua fala, Kalil reiterou confiança no empresariado e lembrou ações contra a fome quando chefiou a prefeitura: “Ninguém passou necessidade”. O político não definiu prazo para a cirurgia, já que dependerá da compatibilidade do tecido ocular a ser doado.

Quer acompanhar mais notícias sobre política mineira? Visite nossa editoria Brasil e fique por dentro dos próximos passos da pré-campanha.

Crédito da imagem: divulgação

Advertisements
Advertisements