Ciclone extratropical deve trazer chuva intensa ao RS
Ciclone extratropical deve trazer chuva intensa ao RS já a partir da madrugada de sexta-feira (7), segundo previsão da Climatempo, colocando o Rio Grande do Sul em estado de alerta por risco de temporais, alagamentos e ventos que podem superar 100 km/h.
Ciclone extratropical deve trazer chuva intensa ao RS
Formado entre a Argentina e o Uruguai, o sistema ganha força nas próximas horas e empurra uma frente fria pelo Sul do Brasil. A instabilidade chegará primeiro ao Oeste gaúcho e à Região das Missões, avançando rapidamente para as demais áreas do estado ao longo do dia.
Os meteorologistas projetam acumulados superiores a 100 mm em apenas 24 horas em cidades como Porto Alegre. Rajadas acima de 100 km/h aumentam o perigo de queda de árvores, destelhamentos, cortes de energia e prejuízos à agricultura.
Além do Rio Grande do Sul, a frente fria associada ao ciclone deve influenciar Santa Catarina, Paraná e pode alcançar parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul. No sábado (8), o centro do sistema deve ficar próximo à costa gaúcha e, mesmo se deslocando para o oceano, manterá o céu encoberto e garoa em grande parte do estado.
O fenômeno chega poucos dias depois dos temporais que atingiram o Norte gaúcho na segunda-feira (3), deixando as autoridades em alerta contínuo para possíveis emergências. Órgãos de Defesa Civil recomendam que a população acompanhe boletins oficiais e revise telhados e estruturas vulneráveis.

Imagem: Shutterstock AI
Segundo o portal G1, o mau tempo tende a ganhar força na quinta-feira (6) à noite, com chuvas isoladas precedendo a passagem do núcleo do ciclone.
Para informações sobre prevenção e atualizações de outras frentes climáticas, confira a editoria Brasil do Minas Informa e mantenha-se preparado.
Crédito da imagem: Shutterstock















