Home / NOTÍCIAS / GERAIS / Ranking Procon Juiz de Fora aponta empresas menos ágeis

Ranking Procon Juiz de Fora aponta empresas menos ágeis

Advertisements
Advertisements

Ranking Procon Juiz de Fora aponta empresas menos ágeis

Ranking Procon Juiz de Fora aponta empresas menos ágeis na solução de reclamações de consumidores entre maio e agosto, segundo boletim “Fornecedor em Foco” divulgado nesta terça-feira (28) pelo órgão municipal de defesa do consumidor.

Desempenho das empresas

O estudo avaliou a resolutividade de conflitos registrados no segundo quadrimestre de 2025. No topo positivo aparecem as operadoras Tim (77,42%), Oi (44,58%) e Vivo (44%). Já os piores índices ficaram com os bancos Itaú (9,38%), Agibank (9,76%) e Pan (13,04%), revelando baixa eficiência na mediação de problemas.

Advertisements
Advertisements

De acordo com o Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos (DEPP), metade dos fornecedores pesquisados apresentou queda na taxa de resolutividade. Apenas a Tim superou a média geral do período, reforçando a necessidade de melhoria contínua por parte das demais empresas.

Convocações para audiências

Entre maio e agosto, o Procon/JF convocou mais de 1.710 audiências para tentar conciliar consumidores e fornecedores quando as tratativas por telefone ou carta falharam. O órgão destaca que estar no ranking é um indicador negativo: quanto mais convocações, menor a agilidade do fornecedor. Lideram essa lista Oi, Banco BMG, Banco Mercantil, Grupo Casas Bahia, Itaú, Magazine Luiza, Grupo Mercado Livre, Bradesco, Cemig, Tim, Agibank e ARS Comércio de Móveis e Serviços.

Em nota, o Banco Mercantil informou que adota políticas alinhadas às normas do Banco Central e ao Código de Defesa do Consumidor, reiterando o compromisso com a transparência e a redução de reclamações. Até o fechamento desta reportagem, nenhuma outra empresa havia se manifestado.

Empresas sem acordo

O boletim elencou ainda dez companhias que não solucionaram qualquer reclamação no período avaliado: Santander, Banrisul, Inbursa, Shopping dos Móveis, Supermercados BH, QI Sociedade de Crédito Direto, Pereira Comércio de Piscinas, In Glow Shein, Grupo Lado e Medmaster Estética e Emagrecimento.

Para a superintendente do Procon, Tainah Matarazzo, a divulgação desses dados visa dar transparência e incentivar melhorias nos serviços oferecidos à população.

Quer acompanhar outras atualizações sobre direitos do consumidor e ações de fiscalização? Visite nossa editoria Brasil e fique informado.

Crédito da imagem: Fernanda Castilho

Advertisements
Advertisements