Home / NOTÍCIAS / GERAIS / Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas: prazo termina 5/9

Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas: prazo termina 5/9

Advertisements
Advertisements

Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas: prazo termina 5/9

Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas: prazo termina 5/9 e os produtores que desejam participar da 22ª edição da maior competição de cafés especiais do Estado precisam entregar ficha e amostra até esta sexta-feira (5/9) no escritório local da Emater-MG.

Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas: prazo termina 5/9

A Emater-MG mantém a inscrição totalmente gratuita. O processo exige que o cafeicultor preencha o formulário disponível on-line, imprima o documento e o apresente junto à amostra concorrente. O regulamento completo também pode ser consultado no portal da empresa, com orientações detalhadas sobre o envio e os padrões exigidos.

Advertisements
Advertisements

Cada participante pode inscrever apenas uma amostra da safra 2025 de café Arábica em duas categorias distintas: Café Natural ou Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Para concorrer, o lote precisa atender ao tipo 2 (até quatro defeitos), peneira 15 ou superior e teor de umidade entre 10 % e 12 %.

Todas as amostras passarão por análises físicas e sensoriais conduzidas por degustadores experientes, que seguirão a escala internacional da Specialty Coffee Association (SCA). Apenas cafés que alcançarem, no mínimo, 85 pontos avançam para as fases seguintes.

Premiação por região e reconhecimento estadual

Os lotes serão classificados de acordo com as quatro grandes regiões produtoras mineiras — Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. Haverá troféus e prêmios para os melhores de cada região e categoria, além de distinções especiais para a cafeicultora mais bem pontuada, o produtor certificado pelo programa Certifica Minas Café com melhor desempenho e os primeiros colocados correntistas do Sistema Sicoob Crediminas.

O título máximo, de campeão estadual, irá para o produtor que obtiver a maior nota geral entre todos os inscritos. A cerimônia de premiação está prevista para dezembro.

Edição passada e parceiros do evento

Em 2024, o concurso recebeu 1.406 amostras de 146 municípios. O vencedor estadual foi o agricultor familiar Onofre Alves Lacerda, de Espera Feliz, com 92,7 pontos na categoria Café Natural — feito que o tornou o primeiro bicampeão da história da disputa.

A 22ª edição tem realização conjunta da Emater-MG, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Fundação Faepe e Conselho Nacional do Café, além do patrocínio do Sistema Sicoob Crediminas e do Supermercado Verdemar.

Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (31) 3349-8075 / 8091 / 8173 ou pelo e-mail concursoqualidadecafemg@emater.mg.gov.br.

Quer acompanhar outras iniciativas que valorizam a produção mineira? Visite nossa editoria Brasil e continue por dentro das notícias do setor.

Crédito da imagem: Diego Vargas / Seapa

Advertisements
Advertisements

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *