Home / NOTÍCIAS / REGIONAL / 32º Grito dos Excluídos reúne comunidade em Congonhas

32º Grito dos Excluídos reúne comunidade em Congonhas

Advertisements
Advertisements

⏱️ 1 min 15 seg

Advertisements
Advertisements

Congonhas sedia 32ª edição do Grito dos Excluídos com caminhada e pautas sociais no dia 7 de setembro

Lutas por igualdade, direitos humanos fundamentais e participação comunitária darão a tom às mobilizações do dia 7 de setembro em Congonhas. O município receberá a 32ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas, movimento social que neste ano traz o lema “Na defesa da terra, da paz, da moradia – mulheres vivas e soberania”. O ato busca dar visibilidade às reivindicações de populações em situação de vulnerabilidade e promover a conscientização pública sobre a dignidade social.

A agenda comemorativa terá início a partir das 7h, com momento de acolhimento e um café compartilhado na praça da Matriz Nossa Senhora da Conceição (situada na Praça Sete de Setembro, nº 32). Os atos formais de abertura ocorrerão às 8h e, a partir das 9h, os participantes seguem em passeata pelas vias urbanas do município.

Cinco eixos temáticos e encerramento na Basílica

A marcha culminará por volta das 10h com uma celebração comunitária na Praça da Basílica. Ao longo de todo o itinerário e durante o ato de encerramento, as abordagens e reflexões estarão pautadas em cinco diretrizes centrais:

  • Terra: preservação e acesso socioambiental;

  • Paz: promoção da convivência harmônica e combate à violência;

  • Moradia: defesa do direito habitacional;

  • Mulheres: proteção à vida, valorização e igualdade feminina;

  • Redes Sociais: engajamento e difusão de causas populares.

Concebido como um canal aberto de expressão popular e debate sobre cidadania, o Grito dos Excluídos em Congonhas almeja integrar a população local em torno do fortalecimento da soberania e da justiça social.

Advertisements
Advertisements